Pular para o conteúdo

Argentina bate Equador nos pênaltis e é o 1º semifinalista da Copa América

Depois de empate em 1 a 1 no tempo normal, Albiceleste faz 4 a 2 sobre equatorianos nos pênaltis; Messi perdeu primeira cobrança, mas rivais Mena e Minda pararam no ‘paredão’ Dibu Martínez

Reprodução/X/@CopaAmerica

Goleiro prateado nº 23, Dibu Martínez comemora posteriormente tutelar dois pênaltis

Atual campeã mundial e sul-americana, a Argentina está na semifinal da Despensa América 2024, posteriormente termo dramático no NRG Stadium, em Houston (EUA), na noite desta quinta-feira (04). Depois de empate em 1 a 1, venceu o Equador por 4 a 2 nos pênaltis, com recta a Dibu Martínez defendendo duas cobranças. Os gols no tempo normal foram de Lisandro Martínez, para a Albiceleste, e Kevin Rodríguez, para os equatorianos.

Quem a Albiceleste pode pegar na semifinal

Agora, a seleção de Lionel Scaloni aguarda o vencedor de Venezuela e Canadá, que medem forças nesta sexta (05), às 22h (de Brasília), no AT&T Stadium, em Arlington (EUA).

cta_logo_jp

Siga o meio da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Jogo pegado, mas zagueiro prateado se sobressai

Na primeira metade da partida, o Equador começou melhor e tendo mais presença no campo de ataque prateado. Sarmiento, aos 14 minutos, testou o goleiro Dibu, e no rebote, Páez mandou por cima. Pouco depois, aos 16, Preciado mandou por cima da meta, assustando novamente a resguardo argentina, que entrou em campo sem levar gols no torneio ate o momento.

Porém, os argentinos foram aos poucos crescendo e mostrando o motivo de terem feito campanha de 100% na primeira período. Aos 26, Enzo Fernández cabeceou com risco e criou a primeira chance do time azul e branco. O mesmo jogador, aos 33, finalizou, conquistando um escanteio posteriormente ramal em Pacho.

Foi aí que surgiu o gol da Argentina. Aos 34 minutos, Lionel Messi cobrou o tiro de esquina, Mac Allister desviou e tirou a resguardo adversária de combate, deixando Lisandro Martínez livre para toscanejar para o fundo das redes equatorianas: 1 a 0. Aos 40, Enzo Fernández por pouco não ampliou.

Equador perde penalidade, mas empata nos acréscimos

Na lanço final, a Albiceleste teve boa oportunidade de fazer o segundo em belo giro de Lautaro Martínez, porém a esfera subiu na hora de finalizar. Mas o Equador cresceu e poderia ter empatado o jogo. Aos 14, Franco desviou e a esfera parou no braço de De Paul. A arbitragem assinalou pênalti. Valencia cobrou, mas ‘tirou’ demais e a esfera tocou na trave direita de Dibu, que saltou no esquina oposto.

Os equatorianos tentaram não se humilhar e dois minutos depois, o mesmo Valencia chapou e a redonda foi na trave esquerda de Dibu Martínez. A equipe do técnico Félix Sanchez Bas fez as cinco mudanças e Minda, Kevin Rodríguez, Mena, Yeboah e Caicedo foram a campo. No termo, aos 45, depois de conseguido encarar as atuais campeãs mundiais de igual para igual, Kevin Rodrígez conseguiu o tão buscado gol de empate depois de se antecipar a Otamendi: 1 a 1 e penalidades máximas em Houston.

Argentina não se baqueia e vence nos pênaltis; Dibu brilha

Para quem achou que a Argentina iria para a disputa de pênaltis desanimada, se enganou. Conseguiu manter o nível de concentração no cima, mesmo com Messi desperdiçando a primeira cobrança no travessão, mostrando o motivo da seleção ser a atual campeã do mundo. Mena e Minda perderam para o Equador, parando em Dibu Martínez, o que abriu caminho para Álvarez, Mac Allister, Montiel e Otamendi garantirem a Albiceleste entre as quatro melhores da Despensa América.

Ficha técnica:

Argentina 1 (4) x (2) 1 Equador

Dia, horário e sítio: quinta-feira (04), às 22h (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston (EUA)
Argentina: Dibu Martínez; Molina (Montiel), Romero, Martinez (Otamendi) e Tagliafico; Mac Allister, Enzo Fernández (Lo Celso) e De Paul; Gonzaléz, Lionel Messi e Lautaro Martínez (Julian Álvarez). Técnico: Lionel Scaloni.
Equador: Domínguez; Preciado, Torres, Pacho e Hincapié; Franco (Jordy Caicedo), Moisés Caicedo e Gruezo (Mena); Sarmiento (Kevín Rodriguez), Páez (Minda) e Enner Valencia (Yeboah). Técnico: Félix Sánchez Bas.
Arbitragem: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Turán e Martín Soppi (URU)
VAR:Leodan Gonzales (URU)
Gols: Lisandro Martínez (ARG); Kevin Rodríguez (EQU)
Cartões amarelos: Tagliafico e Nicolás Gonzalez (ARG); Moisés Caicedo e Enner Valencia (EQU)

  !function(f,b,e,v,n,t,s)
  {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
  n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
  if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
  n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
  t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
  s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
  'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
  fbq('init', '474441002974508');
  fbq('track', 'PageView');

Deixe um comentário