Jogadores da Atalanta comemoram com o troféu depois a final da UEFA Europa League entre Atalanta e Bayer Leverkusen, no estádio Dublin Estádio
Com um hat-trick do atacante nigeriano Ademola Lookman – o atacante balançou as redes aos 12 e aos 26 minutos do primeiro tempo, e aos 30 da lanço final – a Atalanta derrubou o Bayer Leverkusen por 3 a 0 e se sagrou campeã da Liga Europa nesta quarta-feira (22), quebrando uma invencibilidade de 51 jogos do time germânico. A equipe de Xabi Alonso era a favorita para vencer a competição devido seu histórico, mas foi supreendida pelos italianos. Eram 42 vitórias e nove empates. A vitória em Dublin, na Irlanda, dá à ‘Dea’ o segundo título de sua história, depois da Despensa da Itália conquistada em 1963. A Liga Europa de 2023/24 é o primeiro título continental da história do clube. O título da Atalanta chega para extinguir a logro da perda do título da Despensa da Itália para a Juventus. Sem deixar a crédito da equipe ser partida, o técnico Gian Piero Gasperini agora comemora o seu primeiro troféu primeiro da equipe.
Siga o meio da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Do outro lado resta a lamentação pela perda da invencibilidade justamente na final do torneio europeu. Sem nenhum revés na temporada, o Bayer Leverkusen vinha embalado pela conquista inédita do Campeonato Boche. A equipe de Xabi Alonso agora precisa recobrar os ânimos para a disputa de mais um troféu. Neste sábado, pela Despensa da Alemanha, o time bávaro enfrenta o Kaiserslautern No jogo, a Atalanta apostou na marcação por pressão desde o assobio inicial e não demorou a movimentar o marcador. Depois de desperdiçar uma boa chance com Scamacca, a equipe italiana encontrou o caminho do gol em uma bela jogada pela direita.
O Bayer tentou se organizar, mas em um passe incorrecto no meio-campo, o time germânico piorou a sua situação. Ao receber um “presente” de Adli, Lookmann dominou a esfera próximo à grande superfície, passou pela marcação de Xhaka e finalizou no esquina para fazer 2 a 0, aos 25 minutos. A força na marcação e a intensidade no momento da transição da resguardo para o ataque fez a Atalanta controlar o ritmo da partida e impedir uma reação do Bayer.
*Com informações da AFP e Estadão Teor
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
fbq('init', '474441002974508');
fbq('track', 'PageView');