Pular para o conteúdo

Criciúma vence o Botafogo-SP por 3 a 0 e volta à elite nacional após nove anos

Beneficiada pela guião do Atlético-GO, equipe catarinense é a segunda da Série B prometer vaga na primeira subdivisão de 2024

LEONARDO HüBBE/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

Ídolo do Criciúma, Eder (camisa 23) comemora com a torcida em seguida furar o placar no Heriberto Hulse

O Criciúma carimbou a sua volta à escol vernáculo ao vencer por 3 a 0 o Botafogo-SP, nesta tarde, no estádio Heriberto Hulse, pela 37.ª rodada da Série B do Campeonato Brasílio. Com 64 pontos e 19 vitórias, assumiu a vice-liderança e acabou favorecido pela guião do Atlético-GO por 4 a 1 para o Mirassol O time paulista, só cumprindo tábua, segue com 47 pontos, em 12º lugar. Os catarinenses garantiram a vaga justamente pelo número de vitórias, primeiro critério de desempate. O Tigre tem 19 contra 16 do Atlético, quinto disposto e com 61 pontos. Na última rodada, o Criciúma cumpre tábua no interno de São Paulo, contra o Novorizontino, que soma 60 pontos, está em sexto lugar e ainda na pugna pelo entrada.

A última participação do Criciúma na escol aconteceu em 2014. Em 2019 foi rebaixado para a Série C, mas retornou à Série B em 2021, com um quarto lugar. Antes disso, ainda em 2021, caiu no Estadual pela primeira vez na história, mas voltou em 2023. Nesta atual temporada, sagrou-se vencedor catarinense, quebrando um jejum de dez anos — foi seu 11º título no Estado. Em termos nacionais, é o único catarinense a ser vencedor da Despensa do Brasil, em 1991, sob comando de Luiz Felipe Scolari. Foi vencedor vernáculo da Série B, em 2002, e da Série C, em 2006. Além do Tigre, está reservado na Série A do ano que vem o Vitória, que se sagrou vencedor da Segundona.

Antes do início do jogo chamou a atenção a crédito da torcida, que de guarda-chuva enfrentou fileira fora do estádio na certeza de que seria o dia do entrada. A atmosfera ficou quente quando as arquibancadas se encheram. O Criciúma aproveitou nascente envolvente e desde o assobio inicial tentou as iniciativas ofensivas, mesmo com o gramado escorregadio. Logo o jogo se transformou num time atacando e outro unicamente se defendendo. Os chutes longos e os cruzamentos serviram para provar as boas qualidades do goleiro Matheus Albino. Ele deu sorte, aos 28 minutos, quando Hygor apareceu na pequena espaço para desviar de cabeça e a globo explodiu no travessão. No rebote, outro pontapé e resguardo do goleiro.

Aos 32, o zagueiro Walisson Maia apareceu na grande espaço e deu uma bicicleta. Matheus Albino deu um tapa na globo e a resguardo aliviou quase em cima da risca. Três minutos depois saiu o gol, desta vez, num contra-ataque puxado por Hygor. Ele entrou na espaço, driblou um zagueiro e chutou em cima do goleiro, que espalmou do lado. A sobra, porém, caiu no pé de Eder, que chutou rastejador para a rede. Muita vibração do atacante de 37 anos, que iniciou curso no próprio clube em 2003 e depois brilhou na Itália, passando por seis clubes, entre eles Sampdoria e Inter de Milão. Ele atuou três temporadas na China antes de voltar ao Brasil para tutelar o São Paulo, em 2021. Voltou ao Criciúma neste ano para fechar a curso. “Esta era minha missão, entregar o Tigre à escol. A missão está cumprida”, comentou o herói do entrada. Embora tenha contrato até o final de 2024, ele confirmou sua aposentadoria por tolerar com dores nas costas. O grito de conforto, porém, saiu unicamente aos 35 minutos do segundo tempo, quando Fellipe Mateus fez o segundo gol, de falta. Aos 48, Felipe Vizeu fechou o placar.

*Com informações do Estadão Teor

  !function(f,b,e,v,n,t,s)
  {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
  n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
  if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
  n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
  t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
  s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
  'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
  fbq('init', '474441002974508');
  fbq('track', 'PageView');

Deixe um comentário