Pular para o conteúdo

Cristiano Ronaldo é acusado de ‘marketing de emboscada’ na Eurocopa

A estrela de Portugal usou um relógio para monitorar o desempenho em campo, mas aparelho não faz segmento dos patrocinadores oficiais do evento

TOMASZ JASTRZEBOWSKI/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Mito do esporte foi indiciado de fazer marketing de emboscada

O jogador Cristiano Ronaldo, estrela da seleção de Portugal, está no meio de uma polêmica envolvendo o chamado “marketing de emboscada” durante um jogo da Eurocopa. Essa prática consiste em empresas se associarem a grandes eventos sem remunerar por isso, ou seja, sem ter os direitos oficiais de patrocínio. A delação partiu de Ricardo Fort, ex-chefe de patrocínios globais da Visa e da Coca-Cola, que apontou que Cristiano Ronaldo teria praticado o “marketing de emboscada” durante a partida contra a Eslováquia, válida pelas oitavas de final da Eurocopa. Durante o jogo, Cristiano Ronaldo utilizou um relógio para monitorar seu desempenho em campo. A empresa responsável pelo dispositivo, Whoop, chegou a postar em suas redes sociais um gráfico com a frequência cardíaca do jogador durante a disputa de pênaltis. Segundo Fort, essa prática é considerada ilícito, pois a empresa estaria insinuando uma relação com o evento (Eurocopa) para se promover, o que vai contra os patrocinadores oficiais do torneio. Ele afirmou que tanto o jogador quanto a empresa devem ser multados caso a investigação seja realizada pela Uefa. Caso a Uefa decida investigar o caso, Cristiano Ronaldo e a Whoop podem enfrentar punições. Um exemplo semelhante ocorreu na Eurocopa de 2012, quando o jogador dinamarquês Nicklas Bendtner exibiu a marca de uma cueca ao comemorar um gol, sendo multado em 80 milénio libras e suspenso por um jogo pela seleção. A polêmica não afetará a presença de Cristiano Ronaldo em campo na próxima partida de Portugal contra a França, pelas quartas de final da Eurocopa.

cta_logo_jp

Siga o meato da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

publicado por Tamyres Sbrile

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  !function(f,b,e,v,n,t,s)
  {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
  n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
  if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
  n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
  t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
  s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
  'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
  fbq('init', '474441002974508');
  fbq('track', 'PageView');

Deixe um comentário