Culpado de participar de estupro coletivo na Itália, Robinho foi sentenciado a nove anos de prisão ple Justiça do país europeu
A resguardo de Robinho, ex-jogador de futebol, entrou com um pedido de habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federalista) para evitar sua prisão imediata. O jogador foi sentenciado na Itália a nove anos de prisão por estupro coletivo em 2013. A sentença foi homologada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e determinou o início subitâneo do cumprimento da pena em regime fechado. A resguardo alega que ainda cabem recursos contra a decisão do STJ, o que tornaria prematura a prisão do ex-atleta da seleção brasileira, Santos, Real Madrid e Milan, entre outras equipes. O legista dele argumenta que o tribunal violou a jurisprudência, pois ainda seria verosímil recorrer da homologação da sentença estrangeira. A resguardo destaca a urgência na crítica do pedido de habeas corpus, uma vez que a prisão de Robinho é iminente.
Siga o meio da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A Galanteio Próprio do STJ determinou o envio subitâneo da certificado de julgamento ao juiz federalista de Santos, no litoral paulista, onde o ex-atleta reside, para que a pena seja cumprida. O violação de estupro coletivo ocorreu em uma boate em Milão, em 2013, envolvendo Robinho e amigos. A Itália solicitou a homologação da sentença para o ex-jogador satisfazer a pena no Brasil, já que não é verosímil a extradição de brasileiros natos. O ídolo santista afirma que é singelo e alega que foi vítima de racismo da Justiça italiana. Ricardo Falco, companheiro de Robinho, também foi sentenciado pelo violação e está sujeito ao cumprimento da pena no país.
Publicada por Felipe Cerqueira
*Reportagem produzida com auxílio de IA
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
fbq('init', '474441002974508');
fbq('track', 'PageView');