O gol do brasílio consagra uma atuação de gala na temporada e na própria Champions, aumentando as expectativas de que ele receba a Esfera de Ouro de 2024, prêmio da revista France Football que elege anualmente o melhor jogador do mundo.
Ele é agora o segundo jogador a marcar duas vezes em decisões do mais importante campeonato europeu antes de completar 24 anos, juntando-se a Lionel Messi. O primeiro gol foi na disputa contra o Liverpool, em 2022, que terminou 1 a 0 para o time madrilenho.
Naquele ano, Vini ficou em oitavo lugar na lista da France Football. Em 2023, terminou em sexto.
Para Carlo Ancelotti, técnico do Real, neste ano a escolha é óbvia. “Vinicius é Esfera de Ouro. Não há dúvidas”, disse ele a jornalistas posteriormente o jogo em Wembley.
O treinador já havia oferecido declarações indicando, em sua opinião, as altas chances de Vini levar o prêmio. Em maio, afirmou que as atuações de Vini na final da Champions e na Despensa América, a ser realizada em junho e julho nos Estados Unidos, seriam decisivas para que ele fosse laureado.
Na visão de Thierry Henry, ex-atacante galicismo, Vini é hoje o melhor jogador do mundo. Mas disse que isso pode mudar, a depender das competições continentais entre seleções. “A Euro ou a Despensa América terão um impacto sobre quem ganha a Esfera de Ouro. Mas, no momento, nascente faceta [Vinicius Jr.] está primeiro para mim”, afirmou ele, durante a transmissão da Champions pelo Paramount+.
Pelas redes sociais, diversos jogadores e ex-jogadores cravaram o brasílio uma vez que vencedor do prêmio.
Alguns dos que fizeram coro foram Ronaldo Fenômeno, Karim Benzema e os companheiros de Vini no ataque do Real, Valverde e Rodrygo.
“Quem está ao meu lado todos os dias me diz que sou o melhor e acabo acreditando nisso. Não me importa se vou lucrar ou não. Tomara que o presidente [do Real Madrid, Florentino Pérez] veja essa entrevista e renove comigo de novo”, disse Vinicius em entrevista posteriormente a entrega da taça em Wembley.
Além da final, Vini marcou três vezes no mata-mata da liga europeia -e contra outros dois alemães. Nas oitavas, contra o RB Leipzig, e na semifinal, duas vezes contra o Bayern de Munique. Nas quartas, ele ainda deu duas assistências no empate por 3 a 3 contra o Manchester City.
No totalidade, somou seis gols e cinco assistências em dez atuações na Champions deste ano.
O Campeonato Espanhol, também vencido pelo Real Madrid na atual temporada, viu Vini entrar em campo 26 vezes, nas quais marcou 15 gols e deu 6 assistências.
Para repercutir o 15º título merengue, o jornal espanhol Marca reproduziu o brasílio vestido uma vez que um gladiador romano, com os escritos “Vini, vidi, vici”, em referência à famosa frase atribuída ao imperador Júlio César. Na Inglaterra, a cobertura do caderno de esportes do Telegraph, do Observer e do Daily Express foi uma foto do número 7 durante o jogo.
Já os também britânicos Mirror, The Sun e Daily Mail estamparam o meio-campista Jude Bellingham, jovem inglês que é outro predilecto à Esfera de Ouro. Aos 20 anos, ele disputou a Despensa do Qatar, em 2022, e agora vai tutorar a Inglaterra na Eurocopa, que será realizada na Alemanha, simultaneamente à Despensa América.
Na final da Champions, foi Bellingham quem deu o passe para o gol de Vinicius.
Companheiro de equipe de ambos, Toni Kroos é mais um dos nomes cotados para a Esfera de Ouro.
Especula-se que o desempenho do teuto na Eurocopa poderia prometer a ele o prêmio de melhor do mundo. A competição disputada em seu país será o último campeonato jogado pelo meio-campista de 34 anos, que anunciou sua aposentadoria no final de maio.
O título de Wembley é a sexta conquista de Champions na curso de Kroos -foram cinco pelo Real e uma pelo Bayern de Munique.
Durante as festas organizadas pelo Real Madrid para festejar o título na capital espanhola, neste domingo (2), Vinicius, Bellingham e Kroos, assim uma vez que todo o time, foram ovacionados por uma povo na terreiro Porta do Sol. Para o posto de melhor do mundo da temporada, porém, a torcida merengue parece já ter um predilecto. “Vinicus Esfera de Ouro”, gritou o público.
“Obrigado! É muito importante estar cá com vocês, com esses jogadores”, disse Vini. “Aprendemos muito com Toni [Kroos], que está cá pela última vez. Aprendemos muito com Nacho, Dani [Carvajal], Luka [Modric], que ganharam tantas vezes. E os jovens, que estamos cá hoje, queremos lucrar muito mais.”
Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Veste Novo com informações e imagens: Jornal de Brasília