Com gols de Gustavo Gómez e Lázaro, o verdão deu alguns leves sinais de recuperação, foi mais amaneirado do que o habitual e controlou o jogo da forma que se espera do atual bicampeão brasiliano
O Criciúma foi mais hostil nos movimentos iniciais, mas não demorou para o Palmeiras tomar o controle do jogo
O Palmeiras venceu o Criciúma por 2 a 1 neste domingo (2) pela sétima rodada do Campeonato Brasílico no estádio Heriberto Hulse, com gols de Gustavo Gómez e Lázaro. O vértice do futebol exibido pelo Palmeiras de Abel Ferreira foi há mais de uma temporada e, desde logo, o torcedor se habituou a ver um time que mesmo jogando mal era capaz de superar os adversários. Neste domingo, diante do Criciúma, a equipe alviverde deu amostras do retorno desse estilo, ainda longe de ser o time feroz e implacável de outros tempos, e venceu o time catarinense.
A partida em Santa Catarina não mostrou um Palmeiras dissemelhante, mas deu alguns leves sinais de recuperação. O time foi mais amaneirado do que o habitual e controlou o jogo da forma que se espera do atual bicampeão brasiliano. Os jogadores ainda não recuperarem a boa tempo técnica e pecam na originalidade a ponto de desafiar Abel Ferreira a buscar, no limitado prazo, soluções mais ousadas. Falta contundência, não somente eficiência. Rony e Caio Paulista foram os destaques negativos.
Siga o conduto da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Agora, o Palmeiras tem dez dias de treinamento para se requintar tática e tecnicamente e voltar a pleitear por vitórias no Brasileirão. O próximo compromisso será diante do Vasco, no dia 13, às 21h30, no Allianz Parque. O duelo pode marcar o retorno do atacante Dudu, fora há nove meses por lesão grave no joelho. O Criciúma, por sua vez, recebe no dia 9, próximo domingo, o Cuiabá, em jogo procrastinado, às 16h.
No primeiro jogo sem Endrick, o Palmeiras foi a campo com uma formação modificada. Apostando na movimentação no comando do ataque, Rony foi escalado uma vez que centroavante. Mais detrás, a percentagem técnica optou por escalar três jogadores com mais características de armação: Rômulo, na esquerda, Veiga, por dentro, e Estêvão, na direita.
O Criciúma foi mais hostil nos movimentos iniciais, mas não demorou para o Palmeiras tomar o controle do jogo. A presença alviverde na grande dimensão carvoeira, porém, não se converteu em lances claros de gol. Apesar das dificuldades, o time visitante mostrou maior volume de jogo do que nas partidas anteriores. A grande preocupação era com os contra-ataques dos catarinenses.
O novo concepção tático melhorou a participação de Veiga. Criticado pelas recentes atuações, o meia foi mais participativo e levou risco nas bolas paradas. Nos minutos finais do primeiro tempo, o Criciúma se arriscou com mais intensidade e arrancou suspiros dos torcedores no Heriberto Hülse.
Na volta do pausa, Martinho optou por melhorar o ataque do Palmeiras pelas laterais. Assim, sacou Estêvão e Rômulo e colocou Lázaro e Luís Guilherme, que são mais agudos. De roupa, o Palmeiras aumentou sua presença no ataque e ficou próximo de inaugurar o placar.
Em um lance de pressão do Palmeiras no ataque, a globo foi cruzada na grande dimensão, o zagueiro Rodrigo tocou com o braço na globo e a arbitragem assinalou pênalti. Gómez foi para a globo e converteu, aos 21. Foi o 37º gol marcado pelo paraguaio, que ultrapassa a marca de Luis Pereira e se torna o zagueiro com mais gols na história da equipe alviverde.
A alegria alviverde, porém, durou pouco. Dois minutos depois, a zaga do Palmeiras bobeou, Claudinho cruzou e Murilo desviou contra a própria meta. A globo tocou na trave e voltou para Matheusinho empatar o jogo para o Criciúma. No término do jogo, aos 47, Lázaro apareceu para recolocar o time alviverde em vantagem e dar números finais ao duelo. Depois escanteio cobrado por Luís Guilherme, Gómez desviou e Lázaro fez o seu.
CONFIRA FICHA TÉCNICA ABAIXO
CRICIÚMA 1 X 2 PALMEIRAS
CRICIÚMA
Gustavo; Claudinho (Jonathan), Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto (Ronald Lopes), Higor Meritão, Marquinhos Gabriel e Matheusinho (Arthur Caíke); Bolasie e Eder (Felipe Vizeu/Alano). Técnico: Cláudio Tencati.
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Caio Paulista); Aníbal Trigueiro (Zé Rafael), Richard Ríos, Rômulo (Lázaro) e Raphael Veiga (Gabriel Menino); Estêvão (Luís Guilherme) e Rony. Técnico: Carlos Martinho.
GOLS
Gustavo Gómez, aos 21, Matheusinho, aos 23, Lázaro aos 47 minutos do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS
Gustavo, Alano, Ronald Lopes, Rodrigo, Higor Meritão, Barreto, Matheusinho, Gómez, Zé Rafael e Caio Paulista
ÁRBITRO
Rafael Rodrigo Klein (Fifa-RS)
PÚBLICO
19.027 torcedores
RENDA
R$ 934.140,00
LOCAL
Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (Santa Catarina)
*Com informações do Estadão Teor
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
fbq('init', '474441002974508');
fbq('track', 'PageView');