Cristiano Ronaldo perde penal e fica inseguro, mas goleiro português Diogo Costa faz resguardo milagrosa durante a prorrogação e defende três cobranças na disputa por pênaltis
Portugal avança em noite dramática, com recta à lagrimas de Cristiano Ronaldo
O Deutsche Bank Park, moradia do Eintracht Frankfurt, da Alemanha, recebeu Portugal e Eslovênia nesta segunda-feira (1º), em partida válida pelas oitavas de final da Eurocopa 2024. A equipe liderada por Cristiano Ronaldo venceu os dois primeiros jogos e garantiu a classificação antecipada do Grupo F, antes da guião na última rodada para Geórgia. A Eslovênia, terceira no Grupo C, não venceu e não perdeu nas três partidas disputadas, se tornando a pior equipe entre as classificadas para o mata-mata.
Siga o meato da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Portugal, comandado por Roberto Martínez, impôs seu jogo durante boa segmento do primeiro tempo. Poupado da última rodada da tempo de grupos, Bernardo Silva foi um dos principais construtores e armadores, levando muito risco com cruzamentos e escanteios, cobrados com precisão. A Eslovênia, por sua vez, recuada e tentando jogar no contra-ataque, com longos lançamentos da resguardo ao ataque. O ponta-esquerda português Rafael Leão, que cumpriu suspensão na partida anterior, voltou a apresentar suas qualidades individuais, e no minuto 47, invadiu a superfície, passou para o volante João Palinha, que finalizou poderoso, rastejante e acertou a trave.
A Eslovênia tentou trespassar ao ataque no início do segundo tempo, mas a diferença na qualidade técnica entre ambas as equipes impediu que as mínimas chances criadas pela equipe levassem risco à meta do português Diogo Costa. Francisco Conceição e Diogo Jota entraram ao longo da segunda lanço, e mesmo com a posse de globo superior a 70%, o placar não saiu do 0x0.
O drama vivido pelos portugueses se estendeu durante a prorrogação. Aos 14 minutos, Diogo Jota invadiu a superfície e foi derrubado por Drkusic. O perito marcou pênalti, e o goleiro Oblak, que atua no Atlético de Madrid, da Espanha, defendeu a cobrança de Cristiano Ronaldo, que ficou extremamente inseguro. Aos 25 minutos, o veterano Pepe entregou a globo nos pés do atacante esloveno Sesko, que saiu rostro a rostro com Diogo Costa, mas desperdiçou a chance de furar o placar. Portugal continuou no ataque mas não conseguiu furar a resguardo eslovena. A partida acabou em 0x0 e os jogadores se organizaram para as cobranças de pênaltis.
Disputa por pênaltis:
Eslovênia
Illic – Diogo Jota defendeu
Portugal
Cristiano Ronaldo – Gol
Eslovênia
Balkovec – Diogo Jota defendeu
Portugal
Bruno Fernandes – Gol
Eslovênia
Verbic – Diogo Jota defendeu
Portugal
Bernardo Silva – Gol
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
fbq('init', '474441002974508');
fbq('track', 'PageView');