Com a vitória, o Vasco deixa a zona de rebaixamento, e o São Paulo cai para a oitava posição e pode descer ainda mais na tábua, dependendo dos resultados deste domingo (23)
Guilherme Estrella, do Vasco, comemora o seu gol na partida contra São Paulo neste sábado (22) no Brasileirão
Mesmo sem técnico depois de destituir o português Álvaro Pacheco, o Vasco goleou o São Paulo por 4 a 1 em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasiliano 2024, neste sábado (22) à noite no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro. Na segunda guia consecutiva no Brasileirão, o time tricolor abriu o placar e indicou que dominaria o rival que luta para não desabar, mas saiu de campo derrotado. Guilherme Estrella e Leandrinho, revelações da equipe vascaína, marcaram e foram dois dos destaques da partida. Ao suportar seu segundo revés em seguida perder para o Cuiabá na quarta-feira passada e permanecer com 15 pontos, o São Paulo cai para a oitava posição e pode descer ainda mais na tábua de classificação, dependendo dos resultados deste domingo (23). Tem, agora, 10 pontos e está no 15º lugar. Com a vitória, o Vasco deixa a zona de rebaixamento.
No início do jogo, o São Paulo fez o que se esperava diante de um rival mais frágil, pressionado e que vinha de quatro derrotas seguidas. Foi dominante, explorou as fragilidade do competidor na marcação e abriu o placar rápido, com André Silva, completando assistência de Rodrigo Nestor com um bonito cabeceio que morreu no ângulo esquerdo de Léo Jardim. O problema é que, depois de fazer o primeiro e fabricar para fazer mais, o São Paulo parou. Sofre um pagão e passou a testemunhar ao Vasco jogar. Parecia que era a equipe paulista que estava em crise e sofria cobranças de todos os lados e não os cariocas. Bem pela sua torcida, o time carioca superou suas limitações, reagiu e fez o que parecia improvável: virou a partida.
Siga o ducto da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
O Vasco encontrou forças para empatar e passar adiante no placar ainda no primeiro tempo, explorando as debilidades são-paulinas, sobretudo o lado esquerdo da marcação. Foi por ali que Adson tabelou com Paulo Henrique e chutou mascado. A esfera ia entrando vagarosamente até que Igor Vinícius tirou perto da risca, mas acertou Alan Franco, que, sem querer, marcou contra.
O São Paulo voltou a guerrear depois de levar o empate, mas saiu desorganizado ao ataque e levou o contragolpe, muito armado e executado pelos donos da moradia. O jovem Guilherme Estrella, meio-campista de 19 anos, não sentiu a pressão de seu primeiro jogo uma vez que titular e fez o que quis com a resguardo são-paulina. Ao receber de Adson, cortou o marcador e bateu bonito, no esquina esquerdo de Jandrei, para consumar a improvável viradela.
Se a estrela de Estrella brilhou no primeiro tempo, a do São Paulo permaneceu apagada também na lanço final. Antes em lua de mel com a torcida, Zubeldía viu da dimensão técnica seu time ser sonolento e incompetente em suas idas ao ataque. O treinador prateado fez todas suas substituições de que tinha recta. Tentou de tudo, mas a equipe não melhorou sua produção ofensiva e só deu mais campo e espaço para o rival carioca jogar e transpor em contra-ataques. Em mais um deles, Leandrinho, outro jovem revelado na base vascaína, fez o terceiro.
Foram poucos segundos em campo até o lateral-esquerdo, que substituiu Lucas Piton, receber de David e concertar um potente pontapé para selar a vitória, que lava a psique dos vascaínos, tão machucados pela sequência de derrotas e problemas fora de campo. Houve tempo para o triunfo virar goleada depois que David anotou o quarto, outro bonito gol. Ele recebeu passe por elevação e concluiu de primeira, sem deixar a esfera desabar, para as festas dos poucos, mais de 5 milénio, mas ruidosos vascaínos em São Januário. Eles gritaram “olé” depois do quarto gol e, depois de semanas de calvário, puderam curtir a vitória elástica.
FICHA TÉCNICA
VASCO 4 X 1 SÃO PAULO
VASCO
Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), João Victor, Maicon e Lucas Piton (Leandrinho); Hugo Moura (Sforza), Matheus Roble e Guiilherme Estrella (JP); Adson (Rossi), David e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
SÃO PAULO
Jandrei; Igor Vinícius (Ferreira), Diego Costa, Alan Franco e Patryck (Welington); Luiz Gustavo, Galoppo e Rodrigo Nestor (Michel Araújo); Lucas, André Silva e Calleri (Wellington Rato). Técnico: Luis Zubeldía.
GOLS
André Silva, aos 10, Alan Franco (contra), aos 32 e Guilherme Estrella, aos 47 minutos do primeiro tempo. Leandrinho, aos 34, e David, aos 47 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS
Patryck, Guilherme Estrella, Maicon e Rossi.
ÁRBITRO
Caio Max Augusto Vieira (RN).
PÚBLICO
5.036 torcedores
Publicado por Carolina Ferreira
*Com informações do Estadão Teor
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
fbq('init', '474441002974508');
fbq('track', 'PageView');