Auxiliar do Corinthians analisa a utilização de jogadores com diferentes características no ataque durante derrota para o São Paulo
No último sábado, durante o confronto entre o Corinthians e o São Paulo, válido pelo Brasileirão 2023, o técnico interino do Corinthians, Sidnei Lobo, teve a tarefa de substituir Mano Menezes, que estava suspenso. Nesse jogo, Lobo optou por uma abordagem tática que envolveu a utilização de jogadores com características distintas no setor de ataque.
No início do clássico, Felipe Augusto ocupou a posição de referência no ataque, porém, no segundo tempo, Sidnei Lobo fez uma mudança tática, trazendo Pedro para o centro do ataque. Essa alteração tinha como objetivo tornar o sistema ofensivo da equipe mais dinâmico e ágil.
Sidnei Lobo comentou sobre essa estratégia após o jogo, destacando as diferenças entre Felipe Augusto e Pedro: “São características diferentes (do Felipe Augusto e do Pedro), que você pode usar em determinados jogos. Vemos várias equipes jogando com jogadores que flutuam mais, é interessante. Inclusive o Pedro entrou muito bem no jogo. É um jogador que tem drible, que sustenta, não fica só em um lugar. É uma característica interessante. Mas esse é um trabalho a médio-longo prazo, não vai ser de uma hora para outra”, explicou o auxiliar técnico.
Lobo também ressaltou que essa abordagem faz parte do estilo de Mano Menezes e da comissão técnica, que buscam adaptar o sistema de ataque de acordo com o adversário. Como o trabalho está em estágio inicial no Corinthians, será necessário testar diferentes alternativas para encontrar a melhor forma de atuar nos jogos.
“Já fizemos isso em outros clubes e respeitando sempre as características do atleta. Isso é uma coisa que o Mano e a gente (comissão) carrega nesses anos todos. É interessante, pode ser que com jogadores mais velhos encaixe. Vamos ver, daqui a pouco teremos essa certeza”, acrescentou Sidnei Lobo.
O próximo desafio significativo para o Corinthians será o confronto contra o Fortaleza, marcado para a próxima terça-feira. Este jogo é válido pelas semifinais da Copa Sul-Americana 2023, e a decisão acontecerá na Arena Castelão, em Fortaleza, após um empate em 1 a 1 no jogo de ida.