Pular para o conteúdo

Cuca fala sobre acusação de estupro na Suíça: ‘Hoje entendo que o silêncio soa como covardia’

Técnico ressaltou que a anulação da pena não o livrou do peso que carregava, mas sim fez com que ele refletisse sobre seu papel em uma sociedade desigual e violenta contra as mulheres

Técnico Cuca resolveu quebrar o silêncio sobre denúncia que o persegue por mais de 40 anos

O técnico Cuca, recém-anunciado pelo Athletico-PR, finalmente se pronunciou sobre a denúncia de estupro que o acompanha há quase 40 anos, quando ele e outros jogadores do Grêmio foram julgados na Suíça. Cuca usou o seu pronunciamento posteriormente a estreia no Athletico-PR com vitória de 6 a 0 sobre o Londrina, no Campeonato Paranaense, para falar do caso. O técnico afirmou que a anulação da pena não o livrou do peso que carregava, mas sim fez com que ele refletisse sobre seu papel em uma sociedade desigual e violenta contra as mulheres. Em janeiro, a Justiça suíça acatou a argumentação da resguardo de Cuca de que ele foi réprobo à revelia e sugeriu a anulação da pena devido à récipe do transgressão. No texto, previamente escreveu para evitar erros, o técnico ressaltou a relevância de reconhecer a desigualdade de tratamento entre homens e mulheres uma vez que um primeiro passo para buscar maior paridade de gênero. Cuca destacou que o silêncio diante de questões uma vez que a violência contra as mulheres não é mais uma opção para ele. “Eu escolhi me recolher durante muito tempo, mas consegui seguir a minha vida, enquanto uma mulher que passa por qualquer tipo de violência não consegue seguir a vida dela sem permanecer machucada, carrega o impacto para sempre. Eu consegui seguir minha vida. O mundo do futebol e o mundo dos homens nunca tinha me cobrado zero, mas o mundo está mudando e eu acho que é para melhor”, refletiu. Não adianta eu ser um grande treinador, marido, pai, avô, irmão, se eu não entender que o mundo é mais do que o futebol e que eu faço secção dessas coisas. Eu enxergava os problemas, mas me calei porque a sociedade permitia que eu, uma vez que varão, me calasse. Hoje entendo que o silêncio soa uma vez que pusilanimidade. Tenho buscado ouvir mais, entender mais, aprender mais.”

Ao assumir o Athletico-PR, Cuca voltou a comandar uma equipe posteriormente uma passagem rápida pelo Corinthians em 2023, onde pediu deposição devido aos protestos da torcida. O treinador afirmou que pretende usar sua projeção uma vez que profissional vitorioso do futebol para conscientizar outras pessoas sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade. Ele ressaltou a relevância de uma formação adequada desde as categorias de base para evitar crimes uma vez que os de estupro cometidos por ex-jogadores da seleção brasileira.

*Publicada por Heverton Promanação

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  !function(f,b,e,v,n,t,s)
  {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
  n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
  if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
  n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
  t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
  s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
  'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
  fbq('init', '474441002974508');
  fbq('track', 'PageView');

Deixe um comentário