Pular para o conteúdo

São Paulo perdeu seis técnicos para seleções ao longo de sua história; veja retrospecto

Dorival Júnior foi o mais recente treinador a trocar a equipe paulista; dois deles levaram a Seleção Brasileira ao título

Reprodução/Instagram/@dorivaljroficial/@rchirisp

Dorival Júnior aceitou o invitação da CBF para treinar a Seleção Brasileira

A ida de Dorival Júnior para a Seleção Brasileira pegou a equipe do São Paulo de surpresa, já que o time contava com o técnico para a temporada de 2024. Porém, apesar do caso inesperado, perder treinadores para as seleções é alguma coisa recorrente na história da equipe paulista. Durante sua história o tricolor já perdeu seis técnicos. O primeiro a dar início a essa sequência foi Joreca, que assumiu o clube em 1943 e depois foi convidado para treinar o Brasil em dois amistosos contra o Uruguai. Em seguida, ele retornou ao São Paulo e conquistou três títulos estaduais. Vicente Feola também deixou a equipe para ir comandar a seleção brasileira. Ele foi facilitar de Flávio Costa na Despensa do Mundo de 1950 e depois assumiu o missão de treinador em 1958, quando o Brasil conquistou seu primeiro título mundial. Feola continuou no São Paulo até 1966, mas não conseguiu levar o clube a mais títulos. Aymoré Moreira foi terceiro a trocar o time do Morumbi pelo Brasil. Ele substituiu Feola no comando do clube em 1962 e depois foi convidado para treinar a equipe vernáculo no Mundial do Chile, onde o Brasil conquistou seu segundo título mundial. No entanto, ao retornar para o São Paulo, Aymoré foi deposto por divergências com a diretoria.

Na história mais recente, quem abandonou a equipe para treinar a seleção, mas dessa vez a do México, foi o colombiano Juan Carlos Osorio, técnico colombiano. Durante sua rápida passagem no clube, Osorio conquistou a torcida, mas deixou o time posteriormente cinco meses. Por término, Edgardo Bauza foi contratado pelo São Paulo em 2015 com o objetivo de levar o clube de volta à Despensa Libertadores. O time chegou até a semifinal da competição, mas foi eliminado pelo Atlético Pátrio. Bauza deixou o São Paulo em agosto para assumir a seleção argentina, e o clube teve um desempenho aquém do esperado no Brasileirão. Dois dias posteriormente a rescisão de Dorival Júnior, a equipe paulista segue em procura de um treinador, e, até o momento, alguns nomes já foram cotados e negativas também foram ouvidas. O São Paulo, que se representou no último sábado e neste ano disputa cinco competições: Campeonato Paulista, ele estreia no dia 20 de janeiro, Final da Supercopa do Brasil, onde enfrenta o Palmeira no dia 3 de fevereiro, Despensa do Brasil, Despensa Libertadores e Brasileirão.

  !function(f,b,e,v,n,t,s)
  {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
  n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
  if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
  n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
  t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
  s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
  'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
  fbq('init', '474441002974508');
  fbq('track', 'PageView');

Deixe um comentário